LEAN CONSTRUCTION

O Lean Construction é a aplicação da produção enxuta à indústria da construção. É uma maneira de projetar sistemas de produção para minimizar o desperdício de materiais, tempo e esforço, a fim de gerar a maior quantidade possível de valor.

Projetos de construção são como linhas de produção e, desta forma, possuem processos e ferramentas complexas para alcançar uma determinada produção, precisam de materiais, equipamentos, força de trabalho e fluxos de trabalho e são vulneráveis​​ ao desperdício e ineficiência.

É por isso que ambos precisam de um sistema para resolver os mesmos problemas.

No entanto, a construção enxuta tem suas diferenças da produção enxuta em termos de eliminar desperdícios e maximizar a produtividade. Na construção, os projetos são temporários. Além disso, o ambiente de trabalho é imprevisível porque os projetos podem ser feitos em outro lugar e não em uma situação controlada. Além disso, a construção enxuta usa diferentes ferramentas para reduzir e eliminar o desperdício.

No entanto, a construção enxuta tenta seguir todos os princípios praticados na indústria manufatureira. Só o tempo dirá se ele pode se tornar um corpo separado de conhecimento independente da produção enxuta.

Princípios do Lean Construction

Reduzir atividades que não agregam valor.

Na Construção Enxuta, cada processo consiste em um fluxo de materiais, desde a matéria-prima até o produto final. Este fluxo é constituído por atividades de transporte, espera, processamento e inspeção, que não agregam valor direto ao produto final.

Aumentar o valor do produto de acordo com as necessidades dos clientes

Este princípio estabelece que as necessidades dos clientes devem ser claramente identificadas antes do início de qualquer projeto ou implementação de processos. Ao longo da execução do projeto, todos os dados devem estar disponíveis para os profissionais responsáveis – é possível conseguir essas informações através de pesquisas de mercado com possíveis clientes e com pesquisas de satisfação com clientes cujos projetos já foram entregues.

Reduzir a variabilidade

A construção de edifícios ou estruturas envolve variações relacionadas a fornecedores, métodos construtivos, tempo de execução e à própria demanda dos clientes. Reduzir essa variabilidade é fundamental para que a construtora possa manter um padrão financeiro e executivo em suas obras, garantindo a qualidade e uniformidade do produto final.

Reduzir o tempo de ciclo

A redução do tempo de ciclo tem origem na filosofia Just in Time. O tempo de ciclo é composto por todas as atividades de transporte, espera, processamento e inspeção para a produção de um determinado produto. Ao reduzir esse tempo, a empresa acaba obtendo outras vantagens, como a entrega mais rápida ao cliente, facilidade na gestão fragmentada dos projetos e precisão na estimativa de futuros projetos, com um sistema de produção mais estável e adequado.

Aumentar a transparência dos processos

A transparência de gestão dentro e fora do canteiro de obras é fundamental para que erros, gargalos e oportunidades possam ser identificados com maior facilidade, agilizando a tomada de decisão e beneficiando o produto final a ser entregue ao cliente. Este princípio contribui para a maior participação da mão de obra no desenvolvimento de melhorias e soluções.